15 de novembro de 2012

O livro do casamento



Olá como vão? Aqui tá um friozinho, Papai do céu é tão bom, que mandou uma chuvinha para os Manauaras. Bom, nas minhas pesquisas pela net, encontrei "O livro do casamento", no site Discoverymulher já tinha encontrado algumas dicas sobre casamentos, então resolvi dar uma olhadinha novamente. O livro do meu casamento foi criado como um guia para que você  (noivinhas), possa avançar com segurança até o grande dia. Aqui você encontrará todas as tarefas que deve fazer e quando realizá-las. Este guia não é útil apenas para a noiva (e o noivo),mas para os todos os envolvidos na organização do casamento. O planejamento é uma tarefa árdua e longa, cheia de momentos alegres, emocionantes, dramáticos, desesperadores e divertidos. É exaustivo manter tudo sob controle, e apesar dos resultados serem gratificantes, tenho certeza de que você não conseguirá evitar o estresse o nervosismo típico dessa etapa. Por isso, ajudaremos a superá-los com dicas valiosas e chegar ao altar relaxada e com grande sorriso no rosto. 

12 MESES ANTES DO CASAMENTO
Anunciar o casamento:Você pode anunciar o casamento, por meio de uma recepção formal, (o noivado),uma ligação telefônica ou usar o save the date.
Escolher o tema e o estilo do casamento: Formal, tradicional, moderno, no campo, na praia ou na igreja. É hora de sentar com seu noivo e falar sobre os desejos de cada um para chegar a um denominador comum.
Orçamento: Uma vez definidos o tema e o estilo, é importante falar de números. Quem pagará o casamento?  Os pais contribuíram? É preciso conversar com todos os envolvidos para chegar a um orçamento real, que delimite quanto querem e podem gastar. O orçamento deve se ajustar aos valores decididos em conjunto para evitar sobressaltos.
Convidados:Comece anotar quem deseja convidar, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho. Inicie com duas listas: a da noiva e a do noivo. Depois, combine as duas listas para obter a terceira e definitiva.
Explore: igrejas, templos, sinagogas e capelas, de acordo com a sua religião. É importante fazê-lo com antecedência, já que a demanda é grande.
O vestido:Comece a analisar os estilos de vestidos que gostaria de usar no grande dia, seja em revistas ou em sites seu estilista favorito.
Cerimonialista: Entreviste pelo menos três, peça referências e orçamentos.
Pesquise profissionais: Você precisará de fotógrafo, Dj ou banda de música para animar a festa, etc. Combine com serão as apresentações em vídeo, filmagem e fotos. Escolha bons profissionais, já que as recordações que você terá está nas mãos deles.

11 MESES ANTES DO CASAMENTO
Escolha a cerimonialista: Depois de entrevistar vários profissionais, esta na hora de tomar a decisão final, contrate uma e comece a discutir os detalhes.
Determine o tema e a decoração: Defina com a cerimonialista qual o tema e a decoracao da recepção.
Serviço de bufe: Escolha e agende com diferentes empresas. Certifique-se de que servirão produtos de qualidade.

Músicos e Dj: Defina quem serão os resposaveis pela trilha sonora do casamento. Escolha a musica da cerimonia e faca uma lista da musica para a festa.
Fotografo e cinegrafista: Assine um contrato com os profissionais escolhidos para garantir que o serviço seja feito na data. Procure boas ideias em revistas e faça uma lista das fotos que gostaria de tirar. Consulte os profissionais sobre as opções desejadas.
Flores: Comece a pesquisar e conhecer empresas especializadas em arranjos lorais para casamentos. Peça orçamentos.
Cerimonia: Programe o horário dos ensaios no local escolhido para a cerimonia.
Recepção: Defina o local, negocie o contrato e deixe um deposito para reservar a data.
Loja de noivas: Visite lojas e prove os modelos que forem de seu agrado. E importante escolher um estilo que combine com a sua personalidade.

10 MESES ANTES DO CASAMENTO 
Escolha o bufe: No mês passado, você se dedicou a entrevistar empresas e fazer degustações. Agora esta na hora de contratar a empresa que cumpriu com todas as suas expectativas.
Celebrante: Entreviste-o junto com seu noivo e discuta com a terminologia e as palavras a serem utilizadas na cerimonia. Celebrantes são sempre abertos a modificações, por isso não hesite em pedir o que deseja. Sua cerimonia deve ser como você sempre sonhou.  
Lua de mel: Discuta com seu noivo o orçamento destinado a lua de mel e os lugares que querem visitar.
Vestido de noiva: E hora de escolher um modelo e encomenda-lo
Autorizações: Se o casamento for realizado em um parque, área e lazer ou na praia, esta na hora de obter as autorizações.   
Padrinhos, madrinhas e damas de honra: Escolha-os e fale com eles sobre seu papel durante toda a organização do casamento.
Exercícios: Pecam a um treinador ou professor de academia para criar uma rotina de exercícios para você e seu noivo. Ainda ha tempo suficiente para tonificar os músculos e entrar em forma. Ambos são protagonistas da grande festa e devem garantir uma boa aparência.

9 MESES ANTES DO CASAMENTO
Presentes: Visite algumas lojas de departamentos e faca a lista de presentes. Como nem todos tem o mesmo poder aquisitivo, lembre-se de escolher itens com ampla margem de preços.
Coordenação: Fale com todos os fornecedores para que o tema escolhido esteja presente em todos os aspectos da festa.
Recepção: Decida com seu noivo quais os pratos e bebidas que serão servidos na recepção.
Lista de musicas: Envie ao Dj uma seleção que gostaria que tocasse na recepção. Desta forma você o ajudara a conhecer seus gostos musicais e evitar surpresas.

8 MESES ANTES DO CASAMENTO
Primeira prova: Durante este mês e importante pedir ao estilista para fazer a primeira prova do vestido de noiva. Não esqueça de levar os sapatos !
Alianças: Comece a procurar seus modelos preferidos, inclusive na internet. Compare estilos, preços e depois prove suas opções favoritas. Lembre-se de que você e seu futuro marido usarão as alianças a vida toda.
Florista: Discuta com o florista suas ideias para o casamento, como temas e estilos. Va a reunião bem informada. Faca um pesquisa previa na internet e veja revistas e fotografias de casamentos de suas amigas em busca de inspiração.

7 MESES ANTES DO CASAMENTO
Revisão final: reúna-se com a cerimonialista e revise passo a passo, os detalhes do casamento.
Padrinhos: Discuta as roupas que irão usar. Você pode pedir uma determinada cor ou estilo.
Dama de honra: Escolha o traje das meninas ou menino que ira levar as alianças.
Convites: Estabeleça o design, o texto, o tipo da letra e papel para os convites e cartas de agradecimento. Escolha uma boa gráfica e encomende-os.

6 MESES ANTES DO CASAMENTO
Ordem da cerimonia: reúna-se com sua cerimonialista para revisar a ordem de todos os eventos e escolha um nome adequado para cada um deles. Desta forma, todos estarão na mesma sintonia.
Alianças: E hora de decidir, escolher e encomendar.
Acessórios: Saia para comprar todos os acessórios e joias para o grande dia.
Pétalas ou arroz: Para evitar surpresas, comece a pensar em algo divertido (mas que seja de seu agrado) para que os convidados joguem nos noivos depois da cerimonia. Podem ser pétalas de rosas, confete ou o clássico arroz. Avalie todas as opções e escolha a que mais se adepta ao tema de seu casamento, e acima de tudo, que não estrague o vestido.  
Convites: Revise e aprove os convites de casamento junto a gráfica.
Lua de mel: Você já discutiu com seu noivo os destinos, agora e o momento de procurar agencias de viagens e consultar orçamentos. Esteja aberta para aceitar sugestões dos agentes de viagem. Escute-os, mas de a ultima palavra.

5 MESES ANTES DO CASAMENTO
Lua de mel: Escolha definitivamente o destino e comece a comparar os orçamentos.
Bolo: Visite varias confeitarias e agende degustações. Depois de escolher um bolo que seja do agrado dos noivos, encomende para entrega em dia, hora e local determinados.
Ensaio: Agendar local, dia e horário para o jantar de ensaio.
Noite de nupcias: Escolha e reserve o hotel onde passarão a primeira noite como marido e mulher.

4 MESES ANTES DO CASAMENTO
Escrever os convites: Decida se você mesma os escrevera ou se contratara um caligrafo para faze-lo.
Votos matrimoniais: Sente-se com seu noivo e discuta se preferem usar votos tradicionais ou escreve-los de próprio punho.
Roupa do noivo: Acompanhe o noivo a lojas para provar vários estilos de ternos.
Acessórios do noivo: Comprar ou alugar as abotoaduras, sapatos, meias e todos os acessórios do noivo.
Lua de mel: Uma vez escolhido o destino e revisados todos os orçamentos, faca o deposito e garanta a reserva.

3 MESES ANTES DO CASAMENTO
Despedida de solteira: Encontre suas amigas e planeje uma despedida de solteira.
Cabeleireiro: Converse com seu cabeleireiro e discuta o estilo mais apropriado para seu casamento. Lembre-se de que ele deve combinar com o vestido de noiva.
Presentes: Revise suas listas de presentes e acrescente algum item que tenha esquecido ou que seja novidade no mercado.

2 MESES ANTES DO CASAMENTO
Enviar os convites: Compre os selos e coloque os convites no correio.
Prova Final: Faca a ultima prova do vestido de noiva. A partir deste momento, tente não engordar nem emagrecer. Agende local, dia e horário da entrega.
Prova do noivo: Acompanhe seu noivo na primeira prova de seu terno
Transporte: Se necessário, alugue ou faca os arranjos necessários para o transporte que levara os convidados da cerimonia ate o local da recepção.


6 SEMANAS ANTES DO CASAMENTO
Câmera fotográfica: Compre uma câmera nova, se necessário, e registre todos os momentos destas semanas finais. Serão inesquecíveis e você desejara recorda-los no futuro.
Confirme: A seleção musical para os músicos e o Dj.
Compre: Um presente bonito para seu futuro esposo.
Lembranças: Peca para sua cerimonialista que a ajude a escolher lembranças com o tema da festa. Selecione e compre as que mais gosta e que sejam adequados para o casamento.
Lua de mel: Você já tem o destino e as reservas. Esta na hora de pensar nas roupas para a lua de mel, alem de acessórios e malas. Tire um dia para comprar os itens que ainda faltam.
Prova do penteado: Agende com seu cabeleireiro um dia para fazer a prova do penteado e observe quanto tempo sera necessário. Isso ajudara na organização do grande dia.

4 SEMANAS ANTES DO CASAMENTO
Celebrante: Discuta com ele todos os pontos do casamento.
Mesas: Uma tarefa difícil, mas não impossível. Distribua seus convidados por famílias, amigos e colegas de trabalho. Tente organizar as mesas as afinidades de seus convidados.
Cor do cabelo: Se você usa tintura, faca o retoque uma semana antes da boda. Não deixe para fazer no ultimo dia!
Maquilagem: Faca um teste com um maquiador profissional que você conheça ou lhe foi recomendado. Se gostar de seu trabalho, agende-o para o dia do casamento.
Foto e vídeo: Revise detalhes e horários. Assegure que o cinegrafista e o fotografo tenham o endereço exato.
Lua de mel: Veja se todo o itinerário esta em ordem com o agente de viagens. Confirme os horários das passagens de avião, endereço e telefone do hotel.
Certidão de nascimento: Confira os documentos necessários.

3 SEMANAS ANTES DO CASAMENTO
Entregas: Reúna-se com a cerimonialista e revise os horários de todas as entregas. Bolo, flores, bufe, bebidas e etc.
Manicure e pedicure: Agende o horário no dia anterior ao casamento.
Trabalho: O casal deve pedir orientação ao Departamento de Recursos Humanos e seus respectivos empregos sobre os papeis que devem apresentar quando mudarem seu estado civil. Verifique como adicionar seu conjugue ao seu convenio medico.

1 SEMANA ANTES DO CASAMENTO
Lua de mel: Passe na agencia de viagens e pegue todos os itinerários, reservas de carro, excursões. Guarde tudo em sua bagagem de mão, junto com os passaportes.
Corte de cabelo: Agende um horário para o noivo. Não deixe para o ultimo dia!

DIA DO CASAMENTO
Tome: Um bom cafe da manha! Este não sera apenas um dos dias mais importantes de sua vida, mas também um dia longo e repleto de emoções. Você precisa esta forte e concentrada, e nada melhor que começar o dia com um excelente desjejum.
Tempo: Reserve um momento para cada coisa, o vestido a maquiagem, o penteado. Tudo tem um processo e você deve vive-los com alegria e não com ansiedade.
Relaxe: E, sobretudo, aproveite. O grande dia finalmente chegou e tudo sairá as mil maravilhas. Sorria e não esqueça da palavra mais importante do dia. SIM, ACEITO!

DEPOIS DO CASAMENTO E DA LUA DE MEL
Mudança de sobrenome: Preencha e envie todos os formulários necessários para mudar seu sobrenome de solteira para o de casada em seus documentos: carta de habilitação, passaporte, conta bancaria, cartões de credito, e etc.
Fotos e videos: Ligue para as empresas de foto e vídeo para ver o material.
Imprima: As melhores fotos da lua de mel e aguarde em um álbum para compartilhar com seus amigos e familiares.
Porta-retratos: Compre um bem bonito para a fotografia que melhor represente a lua de mel, e um mais elegante, para a melhor fotografia de casamento.



Espero que tenham gostado da dicas.                      
Tenham um boa tarde         
;) márcia 

              


Nenhum comentário:

Postar um comentário